Doença da América Latina

 

Por Wagner Vargas para o dia 12/01

Na última quinta feira (dia 10), Hugo Chávez deveria ter tomado posse de seu novo mandato presidencial na Venezuela. A cerimônia não ocorreu graças aos graves problemas de saúde do venezuelano, que permanece em Cuba desde o final do ano passado para o tratamento de um câncer, deixando em exercício o vice-presidente, Nicolas Maduro. O não comparecimento de Chávez no dia marcado para a cerimônia de posse fez com que líderes latino americanos– Rafael Correa (Equador), Daniel Ortega (Nicarágua) e Evo Moráles (Bolívia) dentre outros– fossem ao país manifestar seu apoio à manutenção de Chávez na presidência. Membros do alto escalão do governo federal brasileiro também demonstraram se “solidarizar” com a causa, citando, inclusive, que não há possibilidade de um “golpe” que tirasse Chávez do poder, corroborando a tese dos chavistas de que a cerimônia de posse seria “mero formalismo”.

Em primeiro lugar, há de se reconhecer que, por mais autoritário que seja o governo chavista, o presidente foi eleito pela população com 55% dos votos o que é algo relevante, mesmo que não tenhamos certeza, ainda, da veracidade destes números ou se foram manipulados. No entanto, como sempre, o lobo não gosta de assumir que é lobo e a população nem sempre percebe a tempo quando, do cordeiro, só existe a pele.  Chávez está no poder desde 1998, ou seja, a lógica da rotatividade de poder, super normal onde o sistema democrático é respeitado de verdade, simplesmente não existe na Venezuela. O engraçado é que os “democratas” que apoiam os autoritarismos do venezuelano não falam muito sobre isso. Ao contrário, se depender dos apoiadores do regime, o presidente só sairá do poder depois de morto mesmo.

Em relação ao “golpe”, se a Venezuela correr esse risco, ele está relacionado apenas manutenção de Chávez no poder e não a sua retirada, conforme vem sendo mencionado por seus apoiadores. Independente de Dilma ou demais líderes pensarem que a cerimônia de posse é mero formalismo, o artigo 233 da constituição do país determina que, em caso de ausência permanente na posse, quem assume é o chefe do parlamento (não o vice presidente, que é nomeado pelo presidente, como um ministro aqui, fora que Maduro que não poderes nem mesmo de nomear ministros)  e tem um prazo de até 30 dias para convocar novas eleições e não cabe a esses “líderes” julgar se a regra está ou não correta.

Vale ressaltar que essas menções da carta magna foram estabelecidas durante o próprio governo de Chávez, o que prova que o bolivariano não respeita nem mesmo as leis que aprova, nos casos em que elas podem deixá-lo ausente do poder. Afinal, se estão dizendo que o povo é mesmo partidário das ideias malucas do venezuelano, e que as eleições foram legítimas, por que tanto receio de novas eleições? Para que esconder tanto as informações sobre a saúde de Chávez? Mesmo sabendo de todo aparelhamento — que lá chegou até o Superior Tribunal de Justiça (STJ) – o ex-presidente Lula não poderia deixar ser citado em mais uma de suas “brilhantes” “análises” políticas, essa em referência ao governo chavista, expelida em 2010: “Há democracia na Venezuela até demais”. Sem comentários, esse é o pensamento dos “democratas” que são a favor de Chávez.

Anúncios

About Wagner

Jornalista, trabalha com assessoria de imprensa e comunicação estratégica; escreve artigos de sobre política econômica para o Jornal Imprensa e é articulista jovem do site do Instituto Millenium. Jornal Imprensa: http://jornalimprensa.com.br/ Instituto Millenium: http://www.imil.org.br/ facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002044718065 E-mail: wagneraugusto.vargas@gmail.com

Posted on Janeiro 12, 2013, in Uncategorized. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: